terça-feira, 25 de maio de 2010

História do nome da EEB Presidente Artur da Costa e Silva

Em 1917, quando ocorreu a criação do município de Chapecó, Xanxerê passa a ser distrito, sendo que várias escolas foram criadas, dentre elas, a atual EEB Presidente Artur da Costa e Silva.
Em 1953, o sr, Nilo Munaretti entra em contato com a Madre geral da Província das Irmãs São José, solicitando a instalação de uma casa de formação, com o objetivo de atender e fomentar vocações religiosas. A congregação acatou o pedido para a instalação da Casa das Irmãs da Congregação de São José. Ao desembarcar em xanxerê as irmãs foram recebidas e aclamadas pela população. As aulas tiveram início em 01 de março de 1953, com 160 alunos.
Em 1954, ano da emancipação de Xanxerê a escola já contava com 250 alunos matriculados. Além do ensino regular as irmãs davam aula de catecismo e preparavam crianças para a primeira comunhão.
O aumento constante do número de alunos, exigiu a ampliação do espaço físico. O novo espaço físico permitiu o funcionamento do Curso Normal Regional até 1961 e facilitou a criação do Ginásio São José.
Em 1965, com a ampliação do bloco do salão nobre, teve início a Escola Normal São José. Nesse mesmo ano a igreja católica passa por mudanças, então criou-se um clima de desânimo entre as irmãs de São José e a obra educacional, que em 1970 oficializa a venda da escola para o governo do estado de Santa Catarina, passando a ser sua mantenedora a Secretaria Estadual de Educação, conforme decreto SE n9.067, de 15 de maio de 1970, passando a denominar-se EEB Presidente Artur da Costa e Silva, nome em homenagem ao presidente do regime militar. As diretrizes educacionais passaram a serem coordenadas pelo MEC e pela Secretaria da Educação do Estado. A escola passa a oferecer ensino fundamental e médio. Em 2010 passa a oferecer somente ensino médio regular, técnico em industrialização de alimentos e magistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário